segunda-feira, 18 de outubro de 2021

18 DE OUTUBRO - SANTO DO DIA

SÃO LUCAS
Padroeiro dos Médicos
Padroeiro dos Pintores

São Lucas nasceu na Antioquia, na Síria situada próximo à costa do Mediterrâneo, hoje o sudeste da Turquia, no século I da Era cristã. Por seus escritos acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada. De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico.

São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas contam das epístolas de São Paulo, nas quias ele é chamado de "colaborador" e de "o médico amado". 

Lucas não conheceu Jesus pessoalmente. Ele conheceu o Senhor através dos apóstolos. Ele foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois foi discípulo de São Paulo, sobre quem escreve as passagens mais importantes no Atos dos Apóstolos. Seus escritos sugerem que ele tenha visitado a Virgem Maria para coletar as informações que inseriu em seus escritos. A tradição conta que ele tinha pintado um quadro de Nossa Senhora. Tal pintura recebeu o nome de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Por isso, São Lucas é o padroeiro dos pintores. Seus escritos tem grande qualidade e estilos próprios de um bom historiador. Os símbolos em sua imagem nos fala muito sobre sua vida e sua obra. 

São Lucas, cujo nome significa "portador da luz", é padroeiro dos médicos e dos pintores. São Lucas foi um dos quatro evangelistas. É o autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos, Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento.

São Lucas é o padroeiro dos médico e dos pintores. É ele o autor do terceiro Evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos. Era médico de profissão (Cl 4,14).

Os símbolos em sua imagem nos fala muito sobre sua vida e sua obra.

A túnica branca: A Túnica branca de São Lucas simboliza sua santidade. Como discípulo de São Paulo, São Lucas progrediu no conhecimento de Jesus Cristo, na vida missionaria e na santidade. A segunda menção histórica a São Lucas aparece em um documento do Século II chamado "Prólogo Anti-Marcionita ao Evangelho de São Lucas" e fala sobre sua santidade:"Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade."

O mando vermelho: O manto vermelho de São Lucas é o símbolo do seu martírio. Vários escritos antigos dizem que São Lucas foi martirizado na Grécia. Porém, outros escritos confiáveis da época não mencionam tal fato. Por isso, o manto vermelho de São Lucas simboliza também o fogo do Espírito Santo, do qual São Lucas era cheio.

A pena e o livro de São Lucas: A pena e o livro nas mãos de São Lucas simbolizam os escritos de sua autoria no Novo Testamento. Como vimos, ele escreveu o terceiro Evangelho e o livro dos Atos dos Apóstolos. São escritos que inspiraram a vida de milhões de pessoas ao longo dos séculos. Ele dá ênfase ao amor e à misericórdia de Deus para com os homens. Somente o Evangelho de Lucas descreve parábolas como "a ovelha perdida", "o filho pródigo", "o bom samaritano", "o rico e Lázaro". Somente São Lucas escreveu orações de grandes santos do Novo Testamento, como a "Ave-Maria" recitada pelo anjo Gabriel e por Santa Isabel; o "Magnificat", que é o canto de louvor da Virgem Maria; o "Benedictus" cantado por Zacarias quando seu filho João Batista nasceu e o "Nunc Dimittis" rezado pelo profeta Simeão quando viu o Menino Jesus. Por fim, São Lucas é o único a escrever a promessa de Jesus ao "bom ladrão" e a oração que Jesus fez em favor dos que o executavam. 

O boi junto de São Lucas: As representações artísticas de São Lucas sempre colocam a seu lado a figura de um boi que, às vezes, aparece com asas. Em relação a São Lucas, o boi simboliza o sacrifício de Cristo, tão bem enfatizado no Evangelho de Lucas. O boi era o mais alto sacrifício oferecido no Templo de Jerusalém. Além disso, o boi também é símbolo da paciência, da força e do serviço, virtudes demonstrada pela vida e pela obre de São Lucas.